Os perigos de uma tattoo

Os perigos de uma tattoo
Moisés LaMigra

É possível contrair algumas doenças dependendo do material que é utilizado em você para fazer sua tatuagem.

Uma coisa que eu percebo sempre, é a ansiedade das pessoas quando querem fazer uma tattoo.

Na euforia acabam buscando o stúdio mais próximo, mais barato e acaba não pensando na qualidade e na capacitação profissional do cara que vai atendê-la. Não só na questão do desenho mas também na esterilização do material, no tipo de tinta, agulha, etc.

Eu te aconselho perguntar se o material é descartável, como é feito o descarte, qual o tipo e qual a qualidade da tinta que o tatuador vai usar.

Os Perigos:

Contrair hepatite. A mais séria é a Hepatite C. A contração da doença contece por contato com sangue contaminado.
Em uma tattoo, o mais provável é pelo compartilhamento da agulha. Mas isso só acontece se o material não for esterilizado corretamente. É bom Ficar atento.

A Hepatite causa uma inflamação no fígado, e o mais perigoso é que ela é assintomática, isso quer dizer que você não percebe o seu desenvolvimento nem os seus sintomas. Faça exames periódicos para saber se está tudo bem.

Uma informação curiosa e até assustadora, é que cerca de 500 milhões de pessoas no mundo tem hepatite C, no Brasil o número é de 1 milhão e meio. Mas o que mei deixou impactado é que só 5% das pessoas que tem Hepatite sabem disso.

Se não cuidada a Hepatite pode se tornar uma cirrose ou até mesmo um câncer de pulmão.

O HIV também pode ser contraído por uma tattoo, mas é muito raro porque o vírus sobrevive pouquíssimo tempo fora do corpo. Apesar de ser possível, eu nunca soube de alguém que o contraiu sendo tatuado.

Dicas para evitar problemas:

• Oriente o seu tatuador se você tem problema de pele, alergias e afins.
• Explique se você tem facilidade em ter queloide.
• Não procure um tatuador para cobrir manchas que não tenham uma permissão médica. Em alguns casos, a mancha precisa de um tratamento para poder ser tatuada.

Essas são as dicas de hoje. Minha missão com esse projeto é colaborar com a cultura da tattoo, tanto para os tatuadores quanto para os tatuados.

Qual assunto você gostaria que eu abordasse em um próximo vídeo? estão me pedindo pra falar do quanto vale uma tattoo, o equilíbrio entre preço e valor. O que você acha?
Valeu mano, até a próxima.

  • Rafael brito

    Parabens amigo pela iniciativa vc esta me ajudando muito com suas ideias inovadoras e uteis, pois qm esta com intuito de começar a tatuar como eu tem q aprender com os erros q ps outros ja cometeram e nao errar pra aprender so assim nós otimizamos o nosso tempo e consequentemente teremos sucesso … obrigafoa pelas dicas !